segunda-feira, 22 de abril de 2013


TIVE UMA IDÉIA E AGORA?

Depois de contar a vocês como eu e minha mãe chegamos até aqui, agora é hora organizar as ideias e se preparar para abrir sua própria empresa, nesse processo cada passo exige muito atenção e principalmente paciência. Depois de definir qual o ramo de atuação da empresa, é hora de procurar o SEBRAE (em Maringá - Av. Bento Munhoz da Rocha Netto, 1116,(44) 3220-3400), através de uma palestra essa instituição vai fornecer todas as informações necessárias sobre o que fazer primeiro e também vai tirar todas as dúvidas de como funciona o MEI – micro empreendedor individual. Existe também o site Portal do empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br), que além de várias informações importantes (incluindo perguntas e respostas dos internautas) o site também oferece uma lista com todas as atividades que MEI pode exercer, é muito importante anotar todas as possíveis atividades que sua empresa vai fazer, mesmo que você não tenha condições de fazer isso agora, é bom estar regularizado desde já, e inclusive vai eliminar grande parte da burocracia na área empresarial existente em nosso país.

Abaixo vou listar as principais características e vantagens de ser um MEI

- Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário.

- Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.

- O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

- Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.

- Além disso, o MEI será enquadrado Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Assim, pagará apenas o valor fixo mensal de R$ 34,90 (comércio ou indústria), R$ 38,90 (prestação de serviços) ou R$ 39,90 (comércio e serviços), que será destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS. Essas quantias serão atualizadas anualmente, de acordo com o salário mínimo.

- Com essas contribuições, o Microempreendedor Individual tem acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.

No nosso caso vamos abrir um ateliê de costura, e no começo vamos trabalhar com prestação de serviços (consertos, ajustes e roupas sob medida) e a venda de algumas peças em tecido (como nécessaires, porta sacos de lixo para carros, capas para lições e bíblias e etc.), mas incluímos várias outras atividades que iremos executar (se Deus quiser) em um futuro próximo. Depois de participar da palestra no SEBRAE, o próximo passo é se dirigir até a prefeitura da cidade onde será pedido o alvará de localização, e essa é a parte mais chata, pois como acontece na maioria das cidades do Brasil temos muitas filas e muita espera até sermos atendidos, para isso precisamos levar os documentos pessoais e se possível o código das atividades que a empresa vai executar.

Outra dica muito importante e valiosa é se qualificar fazendo algum curso na área de empreendedorismo ou administração, em Maringá existem muitos cursos gratuitos como o do Instituto de Educação Estadual de Maringá (R. Martin Afonso, 50, Zona 1, (44) 3226-4346), tem também cursos de capacitação oferecidos pelo estado e pela prefeitura como Bom Negocio Paraná (http://www.seim.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=220).

È minha gente eu disse que dava trabalho lembra, e simultaneamente a essa parte burocrática é hora de escolher o local onde sua empresa vai funcionar, se for em casa mesmo como a maioria, é IMPORTANTÍSSIMO separar bem o espaço da empresa do espaço da família, assim ninguém sofre (isso vale também para o horário de trabalho ok). Se for em uma endereço comercial é preciso tomar mais alguns cuidados, como se existe espaço para estacionamento, se existes concorrentes por perto, se o aluguel cabe no seu orçamento e por ai vai. Nossa empresa esta localizada em um bairro residencial, na rua principal e próxima a outros comércios como mercados, lojas de roupas, farmácias e padarias, dessa forma garantimos um certo movimento e ficamos bem a vista de todos.

No próximo post vamos contar a historia do nome da empresa e mostrar como foi a inauguração que aconteceu dia 16/04/13, obrigado por todos que já passaram pelo blog e prometo me esforçar para manter vocês informados de tudo que acontece no Ateliê Maria Mineira.
Beijos e abraços
Driely e Rogéria



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